domingo, 24 de maio de 2009

Twitter: 10 ferramentas complementares para o serviço de microblog

Por Redaçãodo IDG Now!

Publicada em 06 de maio de 2009 às 07h00
Atualizada em 06 de maio de 2009 às 09h10
São Paulo – De serviços que rastreiam quem deixou de seguir atualizações aos que apontam URLs mais publicadas, veja 10 funções extras do Twitter.

Em janeiro, o IDG Now! preparou a primeira lista de serviços complementares ao Twitter. Acompanhando a popularização do microblog houve um salto na quantidade de ferramentas interessantes que surguiram em torno do serviço.

Pensando nisso, o IDG Now! compilou uma nova lista de serviços capazes de, por exemplo, farejar quem deixou de seguir você ou contar a quantidade de vezes que sua URL foi republicada. Confira 10 ferramentas que agilizam e sofisticam o uso do Twitter.

Aproveitamos para perguntar: se você é usuário do Twitter e sua ferramenta preferida não está em nenhum das listas, qual o serviço que mais acompanha as horas que você passa "twittando"?

QTwitter
Há uma nova patologia em curso com a ascensão do Twitter. Se você já visitou o perfil de um amigo e percebeu que ele não seguia mais suas atualizações, parabéns: você também é uma vítima de algo que a tirinha Joy of Tech ilustrou tão bem.

O ato de deixar de assinar amigos, seja pela inatividade ou pela falta de interesses, ganhou uma ferramenta bastante útil aos que fazem questão de saber quem se desinteressou por seus posts, o QTwitter.

Inscreva seu e-mail e seu nome de usuário para que o serviço lhe avise sempre que um antigo contato seu no Twitter tenha abandonado suas atualizações, com um trecho do post que potencialmente provocou a debandada.

Twitturly
Quais são os links mais publicados no Twitter? Partindo dessa premissa, o Twitturly agrega a quantidade de URLs publicadas com mais frequência entre usuários, separados por línguas.

O mérito do Twitturly é considerar links independente da ferramenta usada para encurtar o endereço, o que dá um panorama mais próximo à realidade dos sites trocados pelo serviço.

Cada URL publicada tem uma página própria que mostra todos os posts que continham referências, além de estatísticas sobre a quantidade de publicações no decorrer dos dias e o potencial alcance do conteúdo.

Vale uma ressalva: por mais que acerte na maioria das vezes, de vez em quando o Twitturly se confunde e coloca posts em inglês no meio do ranking elaborado entre usuários brasileiros.

TwInfluence
Influência online é um conceito que esbarra em definições que nem sempre convergem. No Twitter, influente seria aquele que atrai mais seguidores ou quem promove um número maior de conversações?

Ainda que de maneira não tão profunda, o TwInfluence se arrisca em tentar responder à dúvida com critérios próprios que avaliam a influência de perfis no Twitter em três diferentes medições: Alcance, Velocidade e Capital Social.

O primeiro se baseia no potencial de usuários atingidos por suas mensagens, levando em consideração os seguidores de seus amigos, enquanto o segundo cria uma média sustentada pela quantidade de contatos diretos e indiretos que a conta atrai diretamente. Já o terceiro mede o poder de influência dos seguidores do usuário.

Migre.me
Mais especializado nos usuários brasileiros que o Twitturly, graças à adoção em massa nos últimos meses, o Migre.me é outra ótima ferramenta para vasculhar a popularidade do seu link.

Além de encurtar o link, o Migre.me monta rankings mostrando as URLs mais clicadas e mais republicadas no último dia, na última semana ou no último mês, além de indicar os conteúdos mais recentes que usam o serviço.

Exemplo raro de startup nacional que partiu de uma ideia inovadora sem a tradicional “inspiração internacional”, o Migre.me também enumera os vídeos mais vistos e podcasts mais assistidos.

Números, números e números

Gosta de ver seu uso do Twitter representado em inúmeras barrinhas, gráficos de pizzas coloridas ou simples textos? Sorte a sua: a lista de serviços que analisam a maneira como você usa a plataforma de microblog é grande.

Comece com o TwitGraph, que traça de maneira rápida quatro gráficos redondos mostrando os dias em que você mais publica, para quem você mais responde e as cinco palavras que mais usa nos seus posts.

Quer algo mais profissional? O TweetStats demora um pouco mais, mas preenche a tela com representações gráficas de dados como a hora do dia e o dia da semana em que você mais twitta, a interface mais usada e a quantidade de posts por mês.

Se quiser se concentrar só nas palavras digitadas em seus posts, o TweetCloud analisa seu histórico de tweets e monta uma nuvem de tags, representando os termos usados com maior frequência em tamanho maior.

De uma maneira menos visual, o When did you join Twitter? responde, da maneira mais simples e objetiva, a questão que faz as vezes de nome: desde quando você está no Twitter? Da mesma forma, o My First Follow indica quais foram os 10 primeiros perfis que você começou a seguir assim que entrou no Twitter.

TweetBeep – A quantidade de conteúdo publicada no Twitter cresce de maneira exponencial em relação à sua base: quanto mais novos usuários entram, mais mensagens são publicadas. Em outras palavras, o potencial para que sua marca ou nome sejam citados cresce na mesma toada.

Para não transformar usuários curiosos que passam horas e horas no Twitter Search, o TweetBeep permite que termos ou links sejam cadastrados para que um alerta por e-mail seja enviado sempre que houver uma menção.

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