sábado, 28 de março de 2009

Brasileiros passam mais tempo na internet do que na TV

sexta-feira, 27 de março de 2009, 14h52 - TI Inside

Os brasileiros passam três vezes mais tempo por semana conectados à internet do que assistindo televisão, segundo pesquisa da Delloite. O levantamento diz que a maioria das pessoas (81%) cita o computador como meio de entretenimento mais importante do que a TV.

Segundo o estudo, os consumidores gastam, atualmente, 82 horas por semana utilizando diversos tipos de mídia e de entretenimento tecnológico, como o celular, e que estes são altamente voltados para atividades on-line e bastante interessados em novos tipos de mídia e tecnologia.

Denominada "Futuro da Mídia", a pesquisa constatou também que 58% dos participantes veem os videogames, jogos no computador e on-line como importantes fontes de entretenimento. Além disso, verificou que 50% dos entrevistados estão atentos aos lançamentos tecnológicos e tentam adquirir rapidamente esses equipamentos, e 47% usam o celular como dispositivo de entretenimento.

A interação com esses mecanismos de entretenimento e o fato de os usuários serem os próprios provedores de conteúdo de suas mídias preferidas foram fatores bastante destacados na pesquisa, sendo que 83% dos entrevistados disseram fazer seu próprio conteúdo de entretenimento por meio, por exemplo, da edição de fotos, vídeos e músicas.

O levantamento apurou que as atividades mais frequentes na internet são a utilização de ferramentas de busca, leitura de notícias nacionais e locais, consulta à previsão do tempo, atualização sobre acontecimentos factuais e busca de conteúdos de interesse pessoal, como músicas, pesquisas para escola ou trabalho e sobre produtos.

Um dado que chama atenção é que a maioria dos entrevistados disse se sentir limitada em razão da velocidade de conexão à web. Do total, 85% afirmaram estar dispostos a pagar mais para ter conexões mais velozes, sendo as pessoas da faixa etária acima de 43 anos as mais dispostas a arcar com um custo maior.

De acordo com a pesquisa, a faixa etária de 26 a 42 anos é a mais envolvida com atividades interativas na internet, como assistir a programas de TV ou usar o computador para chamadas telefônicas. Considerando todos os grupos, a atividade mais realizada na internet é a criação de conteúdos pessoais para serem acessados por outras pessoas, como websites, fotos, vídeos, músicas e blogs.

O estudo revelou ainda que um total de 92% dos entrevistados possui celular e que, entre os aplicativos disponíveis no aparelho, as mensagens de texto são as mais utilizadas (92%), seguidas da câmera digital (78%), jogos (67%) e a câmera de vídeo (62%).

Esta é a terceira edição da pesquisa, que pela primeira vez incluiu o Brasil no quadro de países participantes, que teve ainda os Estados Unidos, Japão, Alemanha e Grã-Bretanha. Foram ouvidas cerca de 9 mil pessoas no total, 1.022 no Brasil, com o objetivo de traçar um cenário sobre como os consumidores se relacionam com a mídia e identificar quais as tendências para os próximos anos.

Nenhum comentário: