domingo, 18 de janeiro de 2009

COMUNICAÇÃO na empresa?

Olá! É com imenso prazer que inicio esse processo de troca de aprendizado com vocês.

Comunicar pode ser a grande sacada para as empresas que pretendem melhorar seus processos de trabalho, assim como, processos de venda.

De forma simples, o prof. Tiago, no vídeo acima, nos fala sobre alguns conceitos, os quais eu gostaria de enfatizar como fundamentais para começarmos nosso relacionamento por aqui. Ele fala em PÚBLICO INTERNO e PÚBLICO EXTERNO. Bem, sei que não se trata de novidade para a maioria dos profissionais aqui, todavia, não raro, esquecemos da aplicabilidade e da relação desses conceitos.

Imaginem problemas de falhas na logística de entrega de produtos, por exemplo. De uma forma simplificada, o processo dessa logística é descrito e adotado como ideal para a empresa; estrutura e treinamento de pessoal, acompanhamento das etapas, verificação das falhas, ajustes são necessários. Fornecedores são controlados e cobrados. Em outra ponta da atividade, o vendedor, comprometido com o consumidor nos prazos de entrega da mercadoria, comprometido com a empresa em sua imagem. E um corre-corre danado. Nossa! E se esse pessoal todo não se entender?

Pois bem, a Comunicação pode ser uma ferramenta e tanto no auxílio de todas as atividades desempenhadas pela empresa e seus colaboradores. O profissional de comunicação, muito mais do que fazer propaganda, deve conhecer sobre negócios, mercados, práticas, pessoas, processos, consumidores - públicos internos e externos - a quem se destina determinada comunicação, de que forma, por que meio - e tudo mais que possa ler, ver e ouvir. Sim, o profissional de comunicação deve ser um forte aliado à gestão. Qualquer empresa pode se utilizar dessa ferramenta. Aos poucos, iremos aprofundando esses e outros conceitos, bem como, descrevendo algumas formas de aplicá-los com eficácia.

Comuniquem-se!!

Nenhum comentário: